Início » Franquia de Cafeteria: 30 opções para investir em 2020 a partir de R$30mil

Franquia de Cafeteria: 30 opções para investir em 2020 a partir de R$30mil

Com muita gente enfrentando dificuldades para se reposicionar no mercado de trabalho, uma alternativa que vem crescendo cada vez mais para um grande número de pessoas são as franquias, principalmente aquelas que necessitam de um baixo valor de investimento e que são capazes de promover um retorno de investimento rápido. Dentro desse modelo está a franquia de cafeteria.

Por ser um produto tipicamente brasileiro e inserido dentro da nossa cultura, apostar em uma franquia de cafeteria, é uma ótima forma de tomar as rédeas da própria vida financeira e enfim prosperar no ramo profissional.  Separamos algumas opções interessantes especialmente para você, confira!

1. Mara Mix

Especializada em máquinas de café, chocolate quente, capuccino e outros tipos de bebidas quentes a Mara Mix oferece modelos de negócio com um baixo custo. Os franqueados podem atuar de maneira home based, instalando o maquinário em pontos comerciais parceiros, como padarias e lojas de conveniência, por exemplo. Além do mais, é possível atuar com micro cafeterias e no modelo de carrinho.

O investimento total varia entre R$ 29 mil e 35 mil e a taxa de franquia também é variável, ficando entre R$ 25 a 32 mil. O faturamento é de cerca de E$ 20 mil e o prazo de retorno varia entre 10 e 18 meses. 

2. Mr Black

O Mr Black Café é uma franquia de cafeteria que como foco principal a produção de cafés especiais, oferecendo mais de 30 opções de receitas da bebida. O cardápio da franquia, possui ainda lanches como pão de queijo, empadas, pastéis, sobremesas e bebidas geladas. É possível se franquear no modelo loja de rua, loja de shopping e quiosques.

O investimento inicial fica entre entre R$ 180 mil e R$ 275 mil. A taxa de franquia é de R$ 40 mil e os royalties são de 5% sobre o faturamento bruto. O faturamento médio é de R$ 65 mil e o prazo de retorno está estipulado entre 24 e 36 meses. 

3. Mr Fit 

Especializada em alimentação saudável, a Mr Fit lançou recentemente um modelo de franquia de café. ALém desse modelo, a rede disponibiliza também franquias com quiosque, delivery, loja de shopping, loja tradicional e até mesmo franquia home based. O cardápio conta com opções de café, sucos, vitaminas, waraps, sanduíches, açaí e sobremesas. 

O investimento varia entre R$ 12 e 160 mil e as taxas de franquia podem alcançar até R$ 31 mil, sendo os royalties variáveis. O faturamento também varia entre R$ 4 mil e R$ 130 mil mensais e o prazo de retorno é estipulado entre 3 e 36 meses. 

4. Nação verde 

O grande diferencial da nação verde são os mais de 250 ítens que essa franquia comercializa que possuem fabricação própria, ganhando um destaque especial a linha de cafés produzida por pequenos agricultores que são desenvolvidos através de técnicas cuidadosas de cultivos. A nação verde trabalha com sete modelos diferentes de franquia, indo dos modelos simples aos completos. 

O investimento parte de R$ 75 mil e a taxa de franquia varia entre R$ 35 mil a R$ 95 mil. Os royalties são variáveis, entre R$ 250 e R$ 1,5 mil. O faturamento varia entre R$ 25 mil e 120 mil e o prazo de retorno do investimento é estipulado entre 24 e 48 meses. 

5. Saboreateycafe

Outra franquia de cafeteria é a Saboreateycafe. A marca investe na expansão por meios de franquia desde 2005, ano de sua fundação. Atualmente são oito unidades franqueadas especializadas no comércio de chás e cafés especiais. A rede também oferece cardápios para almoços e lanches que podem ser servidos a qualquer hora do dia. É possível se tornar um franqueado na modalidade de franquia ou de loja.

O investimento varia entre R$ 38 mil a R$ 168 mil e as taxas de franquia se alternam entre R$ 14 mil a R$ 48 mil. Os royalties são estipulados em 4% do faturamento bruto que é de R$ 60 mil e o prazo de retorno está estipulado entre 10 e 30 meses. 

6. Mineira Cafeteria 

A Fábrica Mineira foi fundada no ano de 2006 e a partir de 2017 se transformou em cafeteria, com a intenção de atender distribuidores e público regional. Após testes com a primeira unidade, criou-se a marca Mineria Cafeteria, que oferece aos clientes café gourmet, salgados, pão de queijo e tortas. 

Os investimentos variam entre R$ 88 mil e R$ 108 mil. A taxa de franquia é de R$ 18 mil e os royalties estão estipulados em 1 salário mínimo. Com um faturamento médio de R$ 50 mil o prazo de retorno do investimento é de 18 a 36 meses. 

7. Sterna Café 

No mercado desde o ano de 2015 a Sterna Café é um modelo de franquia que tem em seu cardápio uma grande gama de bebidas quentes e geladas feitas à base de café. Além disso, refeições, massas, saladas, sobremesas, também estão no cardápio. É possível ser um franqueado no formato de loja ou de quiosque. 

O investimento é de R$ 120 mil a R$ 305 mil e a taxa de franquia varia entre R$ 30 mil a R$ 40 mil. Os royalties são de 4% sobre o faturamento total e o prazo de retorno do que foi investido é de 24 a 36 meses. 

8. Frans Café 

A franquia de cafeteria Frans Café possui mais de 45 anos de tradição e possui mais de 130 lojas abertas no Brasil. Além de diversas opções de café, o mix de produtos conta com bebidas de diferentes naturezas, quentes e geladas, salgados, sanduíches, refeições e sobremesas. Existem dois modelos de franquia – o station, mais compacto e a loja, mais completa. 

O investimento varia entre entre R$ 150 mil e R$ 300 mil com a taxa de franquia estipulada em R$ 59,2 mil. Os royalties são de 6% sobre o faturamento e o prazo de retorno é de 24 meses. 

 

9. Liquori Caffè Gourmet 

A liquori Caffè Gourmet possui como diferencial um mix de opções de café expressos, passando por bebidas de chocolates, além de opções especiais à base de café com e sem álcool. Além das bebidas a marca oferece sanduíches, salgados, massas, sopas e doces. 

O investimento total varia entre R$ 150 a R$ 440 mil e não há informações sobre taxas de franquias. Os royalties são variáveis e o faturamento médio mensal é de R$ 70 mil. O prazo para retorno é de 2 a 3 anos.

10. Sportix 

Um dos modelos de negócio da Sportix é o Bike Café Sportix. Trata-se de um modelo de franquia de cafeteria temática, com um cardápio especializado em alimentação saudável, além contar com um espaço de loja de bicicleta, bem como acessórios e vestuário.

O investimento parte de R$ 150 mil e a taxa de franquia pode variar entre R$ 40 mil a R$ 60 mil. Os royalties também são variáveis, ficando entre 3,5% a 5% do faturamento bruto que fica na faixa de R$ 30 mil a R$ 150 mil por mês. Por fim, o prazo de retorno é de 36 a 48 meses. 

11. Parmeggio Café 

A Parmeggio Café possui em seu cardápio uma vasta opções de cafés, tortas, salgados e doces e iniciou no modelo de franquia em 2014, com taxas mais atrativas para quem busca abrir uma unidade no estado de São Paulo. 

O investimento para abrir uma franquia da Parmeggio Café fica entre R$ 165 mil a R$ 170 mil com taxas de franquia variando entre R$ 30 a R$ 35 mil. Os royalties também variam, entre 4% e 6% do faturamento bruto. Nossa estimativa de retorno é de 24 a 36 meses.

12. Café Donuts 

A café Donuts é uma rede de cafeterias que trabalha com um menu extenso de donuts, cafés, bebidas frias, sanduíches, lanches e doces. A marca começou com o modelo de franquia e hoje já possui mais de 100 lojas espalhadas pelo Brasil.

O investimento total é de R$ 170 mil e não há informações sobre taxa de franquia. Os royalties são de 5% sobre o faturamento bruto que é de cerca de R$ 40 mil. o Prazo de retorno é de 24 a 36 meses. 

13. Grão Espresso 

A grão espresso é uma franquia de cafeteria que tem o café como especialidade principal, incluindo no cardápio, opções de capuccinos, mate, bebidas frias, sanduíches, salgados e doces. A franqueadora oferece modelos de negócios em lojas ou quiosques. São cerca de 260 unidades franqueadas no Brasil desde 1994.

O Investimento total é de  R$ 170 mil a R$ 260 mil e os royalties são de 5% sobre o faturamento bruto que gira em torno de R$ 50 mil mensais. o prazo de retorno do investimento é de 24 a 36 meses. 

14. Suplicy Cafés Especiais 

A Suplicy Cafés Especiais é uma rede especializada em cafés finos, e trabalha com diferentes  tipos de grãos selecionados, com a preocupação de valorizar a profissão de barista. A marca, fundada em 2003, lançou-se no mercado de franquias apenas no ano de 2014 com ampla atuação em São Paulo. 

O investimento total varia entre R$ 170 mil a R$ 385 mil. Os royalties representam 5% do faturamento bruto que varia entre R$ 60 e R$ 80 mil mensais. O prazo de retorno é de 2 a 4 anos.

15. Megamatte 

Com mais de 100 unidades franqueadas desde o ano de 2005, a Megamatte é uma rede de franquias posicionada no ambiente de alimentação saudável. Além do café, a marca tem em seu cardápio doces, salgados, sanduíches, mate e sucos naturais. Atualmente, existem três modelos de negócio: lojas, quiosques e unidades móveis.

O investimento total é de R$ 197 mil a R$ 319 mil e a taxa de franquia é variável, ficando entre R$ 22,9 mil e R$ 35 mil. Os royalties são de 4% sobre o faturamento que fica entre R$ 45 mil a R$ 75 mil. O prazo de retorno é de 24 a 36 meses. 

16. California Coffee 

Fundada no ano de 2002 a California Coffee investe em expansão por franquia de cafeteria desde o ano de 2005. Atualmente a rede conta com 40 unidades franqueadas especializada na comercialização de cafés refinados. A marca realiza torrefação dos grãos seguindo padrão europeu. 

O investimento é de R$ 200 mil a R$ 300 mil com uma taxa de franquia de R$ 50 mil. Os royalties são de 6% do faturamento bruto e o faturamento médio é de R$ 80 mil. O prazo de retorno é de R$ 18 a 24 meses. 

17. Mate.com 

Fundada no ano de 2007 em Balneário Camboriú, a Mate.com passou por uma expansão por meios de franquias a partir do ano de 2015. COmo nome sugere o carro chefe é o mate, mas são comercializados, cafés, sucos, vitaminas, saladas de fruta, açaí, pães de queijo e calzones. 

O investimento é de R$ 220 mil, a taxa de franquia é de R$ 25 mil. O faturamento médio mensal fica na casa dos R$ 70 mil e o prazo de retorno é de 36 meses. 

18. Rei do Mate 

A Rei do Mate trabalha principalmente  com o comércio de café e de mate. O cardápio tem ainda opções de salgados, doces, açaís e sucos. Trata-se de um modelo de franquia famoso e consolidado com mais 300 unidades abertas no país. 

O investimento total fica na faixa de R$ 250 mil a R$ 480 mil e as taxas de franquia são de R$ 30 mil. Os royalties são de 4% sobre o faturamento bruto e o retorno de investimento varia entre 30 e 48 meses.

19. Café Hum 

Fundada a mais de 20 anos, essa franquia de cafeteria oferece opções de drinks com cafés, além de blends especiais. no cardápio, há também lanches diferenciados, tortas, bolos e outros tipos de sobremesas. 

O investimento é de R$ 250 mil e a taxa de franquia é de R$ 50 mil. Não há informações sobre Royalties e faturamento, e a marca afirma que o prazo de retorno é de 18 meses. 

20. Casa do pão de queijo 

Com pouco mais de 350 unidades franqueadas no Brasil, a Casa do Pão de queijo é uma rede de franquia de café atuante desde 1987. Seu mix de produtos inclui opções de cafés e outras bebidas quentes, frias, além de lanches, salgados, doces e claro: pão de queijo. 

O investimento total é de R$ 250 mil a R$ 875 mil. Os royalties são de 3% sobre o faturamento bruto. O faturamento médio mensal é variável e depende do ponto de onde for aberto, e o prazo de retorno é de 24 a 60 meses. 

21. Café moinho 

As opções da Café Moinho são compostas por opções de cafés expressos, capuccinos, bebidas achocolatadas, bebidas especiais quentes e frias, sucos, salgados e doces. Essa rede de franquia de café atua principalmente no estado de SP.

O investimento total é de R$ 250 mil e não há informações sobre a taxa de franquia. Os royalties são de 4% sobre o faturamento bruto mensal que gira em torno de R$ 50 mil. O prazo de retorno é de 24 a 36 meses.

22. Café do ponto 

A Café do Ponto é uma empresa que trabalha desde o cultivo até a comercialização de produtos à base de café. Nessa rede de franquia de cafeteria  o cardápio conta com diferentes tipos de expressos, bebidas frias, quentes, capuccinos e cafés aromados. 

O investimento varia entre R$ 275 mil e R$ 560 mil. Os royalties são de 4% sobre o faturamento bruto que pode chegar até R$ 70 mil. O prazo de retorno é de 24 a 36 meses.

23. Casa Pilão 

A Pilão é uma marca consolidada no mercado de café, atuante nesse meio desde o ano de 1978. A empresa possui uma variada gama de produtos à base de café desde o plantio até a as bebidas em si. 

O investimento total é de R$ 280 mil a R$ 560 mil, com os royalties sendo de 4% do faturamento bruto que pode chegar a R$ 70 mil mensais. O prazo de retorno é de 24 a 36 meses.

24. Café do feirante 

A franquia de cafeteria Café do Feirante oferece modelos em quiosques ou lojas de rua ou de shoppings e já possui 25 unidades funcionando no país. O cardápio inclui opções de bebidas quentes e geladas, além de pães, salgados, sobremesas e uma linha de alimentos fits.

O investimento total é de R$ 290 mil a R$ 345 mil. As taxas de royalties são variáveis e o faturamento mensal não é informado pela franquia. O prazo de retorno é estimado entre 24 a 36 meses. 

25. Cheirin Bão 

A cheirin Bão é uma franquia que preza por garantir ao franqueado os recursos para se alcançar bons resultados. O processo de expansão começou em 2016 e hoje a marca já se faz presente em 22 estado, com mais de 62 unidades em funcionamento, além de duas em Portugal. 

O comércio se dá basicamente com café  de sacas premiadas e cultivo artesanais, estando entre os melhores do mundo. Além disso, pães de queijos também são comercializados pela marca. Com baixo investimento e baixo custo operacional, o negócio é altamente lucrativo. 

O investimento total é de R$ 70 mil, o faturamento mensal é de R$ 40 mil e o retorno se dá entre 3 e 11 meses. 

26. Grão Espresso

A Grão Espresso começou o negócio de franquias em 1995. Como o nome já sugere, sua principal área de atuação é a de cafés espressos (escrito com S) cappuccinos, além de versões de salgados, sanduíches e sobremesas. 

O investimento varia entre R$ 155 mil e R$ 215 mil. o Faturamento mensal é de cerca de R$ 46 mil e o retorno estimado é de 24 a 36 meses. 

27. Sofá Café 

A Sofá Café tem como principal objetivo fazer com que as pessoas tomem um café se sentindo no sofá de suas casas. A marca já recebeu diversos prêmios de qualidade de revistas especializadas. 

Para ser um franqueado é preciso gostar de trabalhar com o público e servir bem, tendo conhecimento de como oferecer ao consumidor um café de alta qualidade. O franqueado recebe manuais, fichas técnicas e procedimentos operacionais visando manter um padrão de qualidade. 

O investimento inicial é de R$ 280 mil e o retorno do investimento é de 24 a 36 meses. 

28. Amor e chocolate 

A amor e chocolate mostra aos seus clientes desde 2007 o conceito de chocolates finos e presentes especiais. Associada à ideia de trazer ao cliente um ambiente agradável, oferece também a opção de cafés, expressos, especiais, cappuccinos, chocolates quentes, bebidas geladas, salgados e sobremesas. 

O investimento parte de R$ 120 mil e o retorno vem entre 24 a 36 meses. 

29. Café cultura Brasil 

A rede de cafeterias Café Cultura Brasil que funciona desde 2004 é resultado de dois netos de italianos que viviam nos EUA, até que em 2014 eles deram início ao processo expansão em franquia e em menos de 3 anos, já contavam com 7 lojas franqueadas. 

Além de grãos selecionadas, a marca oferece ainda chás especiais, acessórias para a casa, cafés sazonais e blends com grãos 100% arábica. 

São 3 modelos de negócios: Carrinhos, ilhas em shoppings e lojas de ruas, todos adaptáveis. No entanto, a marca não oferece informações sobre valores, taxas, royalties nem faturamentos ou previsão de retorno, sendo necessário o preenchimento dos dados pelos interessados no site. 

30. Kopenhagen 

E por fim, temos a franquia kopenhagen que além de vender chocolates finos, também comercializa cafés especiais. Recentemente a marca estava em busca de novos franqueados que podiam abrir um quiosque ou uma loja física. O ponto positivo é a fama da marca, assim como todo o suporte fornecido.

Os investimentos variam a partir de R$ 400 mil, além da necessidade de capital de giro. O rendimento mensal não é fornecido pela marca, e o retorno do investimento ocorre entre 24 e 48 meses. 

Depois disso tudo, basta agora você escolher uma franquia de cafeteria que cabe no seu bolso e começar a ser dono do próprio negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.